Festa Cigana – Santa Kali

Agenda Fixa -

 

A festa da cultura cigana acontece desde 2003 em Três Rios, mas ganhou força depois de 2006, quando o presidente Lula assinou lei conferindo cidadania ao povo cigano. Carmem estudou dança cigana no Rio de Janeiro, com Iara Portes. Espetáculos de dança cigana, leitura de mãos, cartomancia, oráculos diversos, música e comidas típicas reúnem 600 pessoas e mudam o cenário da Praça dos Peixinhos. Vêm ciganos da cidade e de fora também. O Mio Vaciti, da novela Coração Cigano, e Miriam Stanescon, responsável pela festa anual no Arpoador, aparecem por lá.

 

 

Marine Zaina lê o futuro na borra de café, Sara Pillar é cartomante. Wellington Santana de Souza, o Bruxo, é professor de dança e tem o dom da vidência. Sara nasceu em Três Rios e vai sempre para o acampamento cigano em Resende, onde tem mais de 100 barracas. Ela conta que no Rio há barracas ciganas em Angra dos Reis, Itaperuna e Campos. Seus pais eram de circo e o filho é circense, no Rio. Ela vive de escambos e diz, apontando para o dente de ouro, que carrega na boca o dinheiro que ganha.

Confira a programação da festa de 2013 aqui.

 

 

 

 

Serviço

Quando: 25 de maio

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 16, Três Rios - Rio de Janeiro

Telefone: (24) 2252-2749 / (24) 9276-3737 - Carmem Curioni / (24) 8827-7774 - Sara Pillar

Galeria de Fotos

 

< >

Navegue pelo Mapa

mapa

PALAVRAS-CHAVE

Arqueologia Arquitetura Artesanato Artes plásticas Artista Audiovisual Bem tombado Biblioteca Capoeira Carnaval Centro Cultural Cinema Circo Cultura Popular Curiosidades Dança Espaço cultural Esporte Evento Fazenda Feira Festa Festival Folia de Reis Galeria de Arte Gastronomia História Igreja Literatura Música Meio ambiente Memória Mestre popular Moda Monumento Museu Palácio Patrimônio Imaterial Patrimônio Material Patrimônio Natural Personagem Poesia Ponto de Cultura Praça Teatro