Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante

Patrimônio Material -

Em 1579, Gonçalo Gonçalves recebeu a propriedade da sesmaria do Suassunhão, localizada entre o rio São Lourenço e a atual praia das Pedrinhas. Renomeou a terra para São Gonçalo e mandou construir uma capela em homenagem ao santo com seu nome e padroeiro de sua cidade natal, em Portugal. Alguns historiadores contam que a cidade de São Gonçalo teve seu marco original a partir da capela que deu lugar hoje à Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante. Outros contam que a primeira capela foi construída em Guaxindiba e que, depois de demolida, foi transferida para o local atual. O certo é que a capela foi elevada à categoria de paróquia em 1643 e o primeiro pároco tomou posse em 1647.

Originalmente, a fachada da igreja possuía estilo barroco. Com as sucessivas reformas, hoje a igreja exibe estilo neo-clássico. Na década de 1970, as paredes e os pisos de madeira, atacados por cupins, foram substituídos por concreto, ferro e azulejos. Em 2012, na Semana Santa, foram inauguradas as placas da Via Sacra, que saem do pátio da igreja até o cruzeiro fincado no morro próximo.

Serviço

Endereço: Rua Coronel Moreira César, s/nº, Centro, São Gonçalo – RJ

Telefone: (21) 2712-1000

Navegue pelo Mapa

mapa

Galeria de Fotos

 

< >

PALAVRAS-CHAVE

Arqueologia Arquitetura Artesanato Artes plásticas Artista Audiovisual Bem tombado Biblioteca Capoeira Carnaval Centro Cultural Cinema Circo Cultura Popular Curiosidades Dança Espaço cultural Esporte Evento Fazenda Feira Festa Festival Folia de Reis Galeria de Arte Gastronomia História Igreja Literatura Música Meio ambiente Memória Mestre popular Moda Monumento Museu Palácio Patrimônio Imaterial Patrimônio Material Patrimônio Natural Personagem Poesia Ponto de Cultura Praça Teatro