Zé Rodrigues

Gente - Teresópolis


 

Galeria de Fotos

Passageando as montanhas

< >

Da BR 116, na altura de Teresópolis, vê-se a favela Fonte Santa engastada nas montanhas. Ali esconde-se um artista. Sua casa fica no topo da comunidade e o acesso é por escadaria estreita, margeada por canos de PVC que escoam o esgoto para a serra.

Nascido em 1946 em Guarabira (PB), Zé Rodrigues deixou a cidade natal aos 21 anos e fez de Teresópolis sua morada. Foi servente de pedreiro, ajudante de cozinha e copeiro de hotel por 20 anos. Nas horas vagas, tirava melodias do violão que aprendeu a tocar "com ele mesmo" e compunha. Esperou se aposentar para juntar um dinheirinho e gravar um CD "e deixar a assinatura no mundo". Em 2013, lançou Passageando as Montanhas, onde canta em toadas singelas as belezas teresopolitanas e a saudade da Paraíba. 

Zé Rodrigues faz ressoar a voz afinada e o instrumento para o povo ver na Feira Agroecólogica,  e no projeto Cultura de Raiz, da prefeitura. Canta de graça. Também participa de um programa de rádio nas manhãs de domingo onde dedica músicas de sua autoria aos moradores de Fonte Santa, seus maiores fãs. "Enquanto não acaba o programa, eu não desligo o rádio. Quando seu Zé oferece uma canção pra mim, fico toda charmosa", enfatiza a dona de casa Renilda dos Santos.

"Os repentistas do nordeste falavam que pra fazer música não precisava saber. Até um resfriado da gente é música, não é? Então eu disse: vou ver se consigo fazer uma também. Fui dedilhando e as notas aparecendo no violão. E parece que tem um gravador com as letras na minha cabeça", resume com simplicidade Rodrigues, que estudou até a oitava série. 

O CD tem 12 faixas, mas os cadernos que o paraibano guarda em casa estão cheios de poesia. Quem sabe, para o próximo CD. "Deus me conceda que eu volte um dia à terra amada do meu nascimento. Onde juntei dor e alegria, misturei tudo no pensamento. Fui levado pelo meu destino. Tentei um meio de sobreviver. Mas nesta terra onde fui menino, queria ainda morar e viver", canta Rodrigues.   

 


Serviço

Endereço: Rua Álvaro Paná 2000, casa 346 - Fonte Santa
Telefone: (21) 3641-5149/ 9-7684-9764

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações