Wannya Sales

Gente - Miracema


 

Galeria de Fotos

Ceramista Wannya Salles. Tasso Marcelo/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Wannya Sales, dona de um ateliê de porcelanas na cidade desde 1988, já se acostumou a ouvir dos clientes: "Agradece todos os dias por suas mãos divinas"! Na pequena lojinha há medalhas de santos, xícaras, taças, cremeiras, porta-guardanapos, potes, pratos, aparelhos de jantar e bandejas de cerâmica, pintadas todas à mão com desenhos sofisticados, cheios de detalhes e de cores. 

A artista plástica Wannya Salles - Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias

Wannya é a produtora oficial de peças para casamentos e bodas na cidade. Podem trazer aplicadas, além das pinturas, salmos e orações. Seus trabalhos já foram parar em sala de governador, em igrejas e, de certa feita, ela diz ter recebido encomenda de padres da região para presentear membros do Vaticano. 

Wannya produz tudo sozinha; mantém um pequeno forno em sua casa, nos fundos da sala comercial. Não faz nenhum esboço; pincela direto na porcelana, com tinta em pó diluída em óleo. A mão leve e sem excesso, como se movimentando à revelia do corpo, passa uma base na superfície do prato para que as tintas não escorreguem. Cria com o pincel os espaços em branco que darão lugar a rosas ? um dos temas prediletos. Uma segunda cor, em vários tons, é espalhada para dar profundidade. Em menos de dez minutos, flores delicadas enfeitam o prato. 

Em tempos de cerâmica adornada com decalques, seus trabalhos são raridades, como o aparelho de chá que traz paisagens diferentes em cada um dos lados das peças, ou o vaso de paisagens bucólicas e minimalistas. A cerâmica lisa vem do sul do país e de São Paulo. O valor da peça pronta pode variar de R$ 15 (caixinhas em forma de coração) a R$3 mil (aparelho de jantar). Este último ela leva até um mês para pintar. "Comecei pintando telas a óleo. Tive alergia e experimentei a porcelana. Gostei e não parei mais.", afirma. 

 

 


Serviço

Endereço: Rua Barroso de Carvalho, 113, Centro
Telefone: (22) 3852-0163
Site: https://www.facebook.com/wannya.sales

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações