Tio Jorge

Gente - Carapebus


 

Galeria de Fotos

< >

 Para ajudar na preservação do ambiente suas armas são as palavras formatadas em poesia, que já somam mais de mil versos escritos, ou simples repentes criados a qualquer momento. E seu recado fala do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba onde nasceu há 61 anos, da pesca artesanal que praticou durante 50 e da questão ambiental que lhe aflige pelo descaso com a natureza. Jorge Barcelos, o Tio Jorge, gosta da poesia falada e através dela deixa claro seu recado em palestras, seminários e encontros em grandes eventos, inclusive no centro do poder, em Brasília, quando é convidado. "Os poemas são uma ferramenta forte para o meio ambiente. Com eles tenho a oportunidade de criticar aqueles que ganham para fazer e não fazem". Sou um "ajuntador" de letras, um pescador semi-analfabeto.

Minha sabedoria vem do banco da canoa, do discurso coloquial, do saber paralelo ao livro e das salas de aula. Você que destrói as árvores / é necessário saber que o coração cheio de mágoas precisa se arrepender / Nem tudo é dólar ou petróleo, pois a água de teus olhos não serve para beber. O verso provoca o ouvinte à reflexão. E hoje essa reação está na ponta da língua de Tio Jorge, que no passado tinha dificuldade em ser ouvido.

"O pescador é sempre o mais atingido por diversos impactos ambientais, mas por ser mais simples, mais pobre, não tinha voz nem vez". Tio Jorge começou a criar poemas e repentes e à medida que ficou conhecido ganhou espaço em rádios, programas de televisão e jornais. Com seus poemas que também falam das dificuldades do pescador, conquistou respeito e espaço para ele e toda a sua categoria, uma vez que Tio Jorge fala em nome da pesca artesanal, que está em extinção e deve ser preservada. "Não estou preocupado com meus erros de português, mas com meus acertos", diz.

"Quero ser um elo de ligação entre o saber popular e o saber acadêmico".


Serviço

Endereço: Carapebus - RJ
Telefone: (22) 27628705/ 99064873

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações