Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Espaços Culturais - Rio de Janeiro

Patrimônio do Brasil

Theatro Municipal do Rio de Janeiro.  Foto: Vânia Laranjeira/Divulgação

Um dos mais belos e grandiosos prédios da história do Rio, o Theatro Municipal foi inspirado na Ópera de Paris. Sua arquitetura eclética, assentada em 1180 estacas de madeira de lei, é uma síntese dos projetos do engenheiro Francisco de Oliveira Passos e do arquiteto francês Albert Guilbert. A construção do prédio foi iniciada em 1905 e durou quatro anos e meio.

Foto: Vania Laranjeira/Divulgação
Obras de pintores e escultores expressivos da época, como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli decoram o Theatro. Vitrais e mosaicos foram produzidos por artesãos europeus contratados para as obras. Com escadarias de mármore e corrimões de ônix, o Municipal servia de palco, nos primórdios, apenas para companhias e orquestras estrangeiras ? principalmente italianas e francesas.

Em 1931,  foi criada a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e hoje a casa abriga o Coro, o Balé e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Nele já se apresentaram artistas como Maria Callas, Sarah Bernhardt, Igor Stravinsky e Enrico Caruso, entre outros.

Em seu centenário, o prédio e as obras de arte foram restaurados. O Municipal reabriu com 219 mil folhas de ouro e 57 toneladas de cobre, 1.500 novas luminárias e mais de cinco mil lâmpadas. Os equipamentos usados no cenário passaram a ser controlados por um software instalado pela mesma empresa austríaca que equipou o teatro La Fenice, em Veneza, e o Staatsoper, em Berlim. Com capacidade de 2361 lugares, tem programação de março a dezembro. Visitas guiadas de terça  a sábado, das 11h às 16h.

Endereço: Praça Floriano, Centro.
Site: www.theatromunicipal.rj.gov.br/index.html
Horário de Funcionamento:

Seg a sex, das 10h às 18h. Visitas guiadas de ter a sáb, das 11 às 16h. O projeto "Domingo no Municipal" tem concertos populares a R$ 1.