Terra de Quilombos

Patrimônio Imaterial - Cabo Frio


 

O balneário de Cabo Frio tem quatro quilombos onde vivem cerca de 700 famílias: Botafogo, Preto Forro, Maria Romana e Maria Joaquina. A comunidade quilombola Botafogo realiza todos os anos, em setembro, a Festa da Farinha e Mandioca. Seus membros são descendentes dos escravos da antiga Fazenda Campos Novos e mantêm entre si fortes laços de parentesco. 

O quilombo Preto Forro é o primeiro no país a ter o título de posse inserido no Registro Geral de Imóveis (RGI). Essa é a última das cerca de 20 etapas pelas quais precisam passar os quilombolas para garantir o direito à terra onde vivem.

Em todo o Brasil, os quilombos são alvo de especulações imobiliárias, da ação de grileiros, e palco de disputas pela terra. Em Cabo Frio, onde a maioria dos quilombolas vive de serviços domésticos e trabalhos em fazendas e sítios, não é diferente. O quilombo Maria Romana, o maior da cidade, com 430 famílias, enfrentou longa batalha judicial e negocia um acordo com fazendeiros para doação das terras.

Seu presidente é o coordenador nacional de articulação das comunidades negras, Lamiel Leopoldino Barreto.  Seus tataravós vieram do Congo, trocados por sacos de café e escravizados. Os bisavós de Lamiel fugiram antes da abolição da escravatura para trabalhar em uma fazenda onde hoje é o quilombo Maria Romana. "Meu bisavô comia na mesa com o sinhôzinho, que depois da abolição vendeu pra ele 58 hectares de terra. O bisa levou 28 anos pra pagar, trabalhando quatro dias de graça na fazenda", conta Lamiel.

A luta para manter os costumes de seu povo é tão árdua quanto a briga pela terra em Cabo Frio. "As tradições estão indo embora. Estamos resgatando com muito esforço as festas do calendário. Nos dias da Consciência Negra (novembro) e do Preto Forro (maio) sempre tem festa nos quilombos, abertas ao público", avisa Lamiel. 

 

 


Serviço

Endereço: Antiga estrada São Pedro da Aldeia - Cabo Frio
Telefone: (22) 2627-4072/7835-9700/9-9857-1202
Email: lamiel.pt.fpa@hotmail.com

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações