Templo Lo Han Ssu

Destaques - Petrópolis


 

Galeria de Fotos

Conhecimento e afeto

Tue Ho já formou 15 monges.  Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias.
< >

Navegue pelo Mapa

O Centro de Tradições Orientais Lo Han Ssu foi criado em 28 de maio de 1982 e é o único templo budista vietnamita do Brasil. Seu fundador, o mestre abade Tue Ho Anselmo Bezerra, é um ex-piloto de aviação de combate que dedicou a sua vida aos estudos das artes marciais, da medicina chinesa e do budismo.

O monge nascido em 1957, treinado no Brasil e pós-graduado na China, diz que em seu templo as pessoas procuram conhecimento e afeto.

O afeto, aliás, é uma das chaves da doutrina propagada por Buda, para quem a maior força que existe no mundo é o exemplo. "O afeto lubrifica. Acho que o brasileiro é o povo escolhido para crescer. A alma do brasileiro é afetuosa", afirma o mestre Tue Ho, que faz parte de um seleto grupo de dirigentes mundiais da Federação de Cultura Vietnamita, com sede em Paris, na França. Ele viaja para lá anualmente, para conduzir seminários e treinar mestres do mundo inteiro.

Na França, o monge Tue Ho, que em sânscrito significa Tigre Vigilante, é conhecido como o "mestre que abraça". Seu primeiro mestre foi o avô Sho Ih , que viveu na Índia durante a Segunda Guerra Mundial, e trouxe de lá os ensinamentos sobre o budismo. Sho Ih refugiou-se no Brasil e completou seu trabalho de instrução em 1965, na área rural de Brasília, cidade onde o neto Tue Ho foi criado.

Com portas abertas desde a década de 1980, o templo Lo Han Ssu mantém práticas diárias de artes marciais, meditação e orações.  Mestre Tue Ho já formou 15 monges, seis deles mulheres. Seu sucessor, escolhido para continuar o projeto do templo, é um de seus três filhos, Marco Tang. "No budismo, a gente não só reza, cria filhos também", brinca o monge. O templo tem uma bela vista para a cidade de Petrópolis. 


Serviço

Endereço: Travessa Professor José Maria de Mello, 184 – Valparaíso
Telefone: (24) 2237-0153
Email: cto@lohanssu.com.br
Site: http://lohanssu.com.br/

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações