Teatro Municipal João Caetano

Espaços Culturais - Niterói


 

Teatro Municipal. Foto: Cris Isidoro/ Diadorim Ideias
O teatro municipal de Niterói é considerado por muitos historiadores o palco do nascimento do teatro brasileiro, com a estreia da Companhia Dramática Nacional de João Caetano dos Santos, figura que hoje dá nome ao prédio, em 1833. A companhia era formada atores brasileiros e encenava autores nacionais. Desde 1827 funcionava no espaço uma pequena casa de espetáculos administrada pela Sociedade Filodramática da Praia Grande, que em 1842 foi adquirida pelo próprio João Caetano. O ator, então, reformou a casa e a transformou em Teatro Santa Tereza, homenageando a futura imperatriz brasileira.

Após a morte de João Caetano, em 1863, o lugar passou por sucessivas reformas e, em 1900, a Câmara Municipal o rebatizou Teatro Municipal João Caetano. Com capacidade para 400 pessoas, o prédio foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural em 1990. Após um grande trabalho de restauração, que durou de 1991 a 1995, o teatro foi reinaugurado em 19 de dezembro de 1995 com grande parte das características originais.

O teatro conta também com um Salão Nobre, onde há três grandes telas de autoria de Thomaz Driendl e são realizadas apresentações de pequeno porte, como recitais, concertos de câmera e palestras. A Sala Carlos Couto, no andar térreo do prédio anexo ao teatro, é destinada a exposições relacionadas a teatro e música, além de lançamentos de livros e workshops. Nesses dois espaços a programação geralmente é gratuita.


Serviço

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35
Telefone: (21) 2620-1624
Email: producao.tmjc@gmail.com
Site: http://www.tmnit.com.br
Horário de Funcionamento:

A bilheteria do teatro funciona de ter a sex, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Sab e dom, das 15h às 18h. Nas sessões noturnas, a bilheteria fica aberta até o início do espetáculo.

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações