Tânia Arrabal

Gente - Cabo Frio


 

Galeria de Fotos

Falecidos da cidade homenageados com os bonecões. Tasso Marcelo/Diadorim Ideias
< >

Tânia Arrabal é quem faz todos os figurinos e confecciona, junto a uma equipe de artesãos, os 40 bonecões da Brincareta durante o carnaval. O cortejo foi criado em 1999, inspirado nos bonecos dos cordões de frevo de Olinda. Em Cabo Frio, porém, o desfile vai além das alegóricas caricaturas pernambucanas e homenageia personagens cabo-frienses ilustres e populares.

"A gente faz o boneco com a fotografia do desencarnado ao lado, de frente e de perfil", brinca Tânia. É que a regra da Brincareta é prestigiar os falecidos. "Às vezes, vem a família inteira para aprovar. E tem que ser idêntico, senão eles vão dizer que não 'tá a cara do pai'. Quando chega o dia do desfile, em vez de comemorar o carnaval, o parente chora", comenta Tânia, entre risos.

Cada bonecão, de três metros de altura, 80 cm de diâmetro e cerca de 15 quilos, consome 20 dias de trabalho. "Só nas roupas, vão mais de 200 metros de pano", observa ela. Eles ganham forma a partir da colagem de placas de isopor. "Depois de montado, lixo e passo goma. Aí vêm as camadas de papel amassado, massa corrida e tinta", resume a artesã. 

Autodidata, Tânia começou a costurar bonecos de pano por causa do filho. " Ele riscou todo o boneco de um amigo e eu tive que me virar pra fazer um novo. Me diverti e não parei", conta. A bonequeira também faz espetáculos solo de fantoches e contação de histórias. Mas Tânia se diverte mesmo é com a Brincareta e seu folclore. Quem decide se um novo personagem irá integrar o cortejo é o prefeito da cidade. Todo ano a prefeitura recebe a lista de pedidos das famílias ou abaixo-assinados de moradores. Em Cabo Frio, se diz que a pessoa não morre, vira boneco. Parte do humor cabo-friense, a Brincareta sai nos quatro dias de carnaval, em ruas diferentes.

 

 

 


Serviço

Telefone: (22) 2647-1060
Email: taniaarrabal@globo.com
Site: https://www.facebook.com/tania.arrabal

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações