Solar do Jambeiro

Patrimônio Material - Niterói


 

Galeria de Fotos

< >

Navegue pelo Mapa

O Solar do Jambeiro foi aberto ao público em 22 de novembro de 2001, após minucioso processo de restauração que preservou as características arquitetônicas do prédio. O casarão é um dos mais bem preservados exemplares da arquitetura residencial urbana de meados do século XIX, com autênticos azulejos de padrão (característicos das construções portuguesas) nas paredes externas e nas telhas. O prédio é chamado de solar por ocupar o centro do terreno, recebendo sol por todos os lados.

Solar do Jambeiro. Foto: Cris Isidoro/ Diadorim Ideias

Construído em 1872 pelo comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira, foi vendido em 1892 ao diplomata dinamarquês Georg Christian Bartholdy, que exerceu a função de cônsul do Brasil em Copenhagem entre os anos de 1912 e 1918. O espaço foi alugado em diversas ocasiões até 1920, quando a família Bartholdy passou a morar no palacete, modernizando as instalações internas.

Lúcia Falkenberg, mulher de um dos netos de Bartholdy, foi quem primeiro deu uso cultural ao local, promovendo saraus literários e musicais, assim como exposições, entre meados de 1970 e 1988. O Palacete Bartholdy foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1974, a pedido de Lúcia Falkenberg.

Em 1988, com a mudança da família, foram leiloados móveis, quadros e objetos de decoração do espaço, que ficou fechado por quase uma década. Em 1997, o Solar do Jambeiro foi desapropriado pela Prefeitura de Niterói, para resguardar sua integridade física e iniciar sua restauração. Desde 2001, o local abriga exposições, recitais, peças, cursos e lançamento de livros e CDs.

Os espaçosos jardins do Solar são importante espaço de lazer para os moradores da região. É ali que se encontra o centenário jambeiro que dá nome ao local. No orquidário são realizadas exposições de flores e plantas ornamentais. Em frente à entrada da casa, é possível ver duas bolas de canhão datadas da Revolta da Armada (início dos anos 1890), que foram encontradas no local.


Serviço

Endereço: Rua Presidente Domiciano 195, Ingá, Niterói
Telefone: (21) 2109-2222
Email: museusolardojambeiro@gmail.com
Site: http://www.solardojambeiro.wordpress.com
Horário de Funcionamento:

Ter a dom, das 10h às 18h.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações