Sociedade Musical Euterpe Friburguense

Patrimônio Imaterial - Nova Friburgo


 

Galeria de Fotos

Mais de um século de tradição

< >

Navegue pelo Mapa

A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense nasceu de uma promessa do maestro português Samuel Antônio dos Santos. Em 1858, ele partiu de Lisboa em um navio da Marinha rumo à Argentina. Ocorreu uma forte tempestade durante a viagem. Devoto de Santo Antônio, o maestro pediu proteção divina. Se todos se salvassem, ele fundaria uma banda de música e uma igreja em louvor ao santo, na primeira cidade em que aportasse.

Sociedade Musical Euterpe Friburguense. Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias

A banda civil foi fundada em 1863 e Santos foi seu regente por 22 anos. Cumprindo a promessa, ergueu em 1884 a capela de Santo Antônio, no bairro do Suspiro. Em 151 anos de atividades, a Euterpe Friburguense é uma das bandas mais antigas do estado. Foi aplaudida pelo compositor Heitor-Villa Lobos, em 1915; recepcionou o presidente Getúlio Vargas, em 1932; e encerrou o comício da campanha à presidência de Juscelino Kubitscheck, em 1955. Depois de eleito, Juscelino tornou-se presidente de honra e sócio contribuinte da banda. 

Em 2002, a Euterpe Friburguense conquistou o primeiro lugar no Concurso de Bandas Civis da Secretaria de Estado de Cultura do Rio. E é considerada de utilidade pública municipal e estadual. A sede atual foi erguida em 1916. Ali, além da banda principal, com 61 músicos, a Euterpe mantém uma banda - escola e uma escola de música - a primeira a oferecer cursos profissionalizantes na cidade. Ambas são gratuitas.

O atual maestro, Nelson José da Silva Neto, iniciou como músico da banda aos 12 anos, e rege a Euterpe desde 2004, com repertório eclético. "Ela é minha vida; passei aqui mais tempo do que na minha casa", diz. Uma das estrelas da Euterpe Friburguense é Marcos da Conceição, que foi servente de pedreiro e hoje é clarinetista da banda. A música da Euterpe Friburguense é feita também de belas histórias. 


Serviço

Endereço: Avenida Euterpe Friburguense, 53
Telefone: (022) 2521-1085
Site: http://www.bandaeuterpe.com.br

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações