Seu Timbira

Gente - Teresópolis


 

Galeria de Fotos

< >

Com uma carreira de mais de seis décadas que começou, aos 20 anos, em bailes da roça, o músico autodidata Manoel Cândido da Silva, o Seu Timbira, sempre foi afeito a uma estripulia. Andar de bicicleta, por exemplo, ele aprendeu tocando sanfona, porque morava em um lugar longe do baile e preferia ir fazendo música em vez de levar o instrumento embaixo do braço.

Aos 81 anos, hoje, ele ainda faz isso, sem reclamar nem um tiquinho dos oito quilos de peso de sua sanfona de oito baixos. Seu estilo de música, ele garante, é a "limpa banco": aquela que não deixa ninguém sentado e bota todo mundo para dançar. Nos tempos de moço novo, Seu Timbira adorava ir aos bailes de Sumidouro, na zona rural de Teresópolis, mas entristecia quando a corda do violeiro arrebentava, acabando com o baile.

"Queria aprender um instrumento que não fosse de corda para tocar a noite inteira. Quando vi um sanfoneiro, decidi que a sanfona seria o instrumento perfeito. O sanfoneiro repete a mesma música, mas toca a noite inteira", ele conta.

O nome artístico de "Seu Timbira", Manoel Cândido da Silva ganhou quando, na época em que trabalhava como motorista de ônibus, foi participar de um programa na rádio Sociedade Friburgo. Quando o operador de som perguntou que nome o locutor deveria anunciar, ele respondeu: "Meu nome é Manoel. Na família, me chamam de Neso e, na viação, de Cândido. Você pode escolher qualquer um desses para falar". Mesmo com tanta opção, o locutor decidiu inovar, e  anunciou um tal de "Timbira" para tocar a sanfona no programa... Essa história é do começo dos anos 1970, mas foi só em 2008 que ele lançou seu CD e seu DVD, gravados em Teresópolis.

Antes, durante e depois disso, Seu Timbira vem animando festas juninas em todo estado do Rio de Janeiro. "Se não fosse a sanfona, eu não conhecia tanta gente", ele agradece, cheio de animação, lembrando que também participou de um dos programas televisivos de Sílvio Santos. Sempre usando chapéu e, de preferência, uma camisa xadrez, o adorável Seu Timbira toca nada menos que 75 músicas de cor, sendo 34 de sua autoria.

Casado com Dona Carmelita há 53 anos, ele foi homenageado pela prefeitura de Teresópolis como personalidade-destaque de 2011 e ganhou o troféu de Artista do Ano. Hoje, além das estripulias e dos bailes em várias cidades, Seu Timbira toca sanfona, aos domingos, na rádio teresopolitana Geração 2000.


Serviço

Endereço: Teresópolis - RJ
Telefone: (21) 2742-6307 / (21) 7603-7102 / (21) 2644 4729

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações