Serestas de Conservatória

Patrimônio Imaterial - Valença


 

Conservatória, distrito de Valença, é chamada de Cidade das Serestas e famosa em todo o país. São vários encontros durante todo o fim de semana.

A animação começa no fim da tarde de sexta-feira, quando as portas do comércio se abrem. Às 20h, começa a seresta dentro da Casa da Cultura. Às 23h, os seresteiros vão até a porta do antigo museu da seresta, na rua que desce, e de lá seguem pelas ruas da cidade. Este grupo de Serenata vai até a rua que sobe, onde se encontra com outro grupo, que faz MPB e chorinho em evento chamado Serenoite.

Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias

Aos sábados, das 11h às 13h, na Praça do Clube, acontece a roda de chorinho organizada por Juarez, filho do compositor Guilherme de Brito (autor de clássicos como A Flor e o Espinho, com Nelson Cavaquinho).

No domingo acontece a Solarata, nome dado às serenatas diurnas. Vai das 10h30 às 12h, na Travessa Geralda Fonseca, conhecida como Rua do Meio ou rua de lazer. No quarto domingo do mês, tem missa dos seresteiros com cantoria a partir das 9h na igreja de Santo Antonio, na Praça Getúlio Vargas. A missa é toda em seresta. Conservatória só volta a descansar depois das 15h de domingo, até que a cantoria recomece no fim de semana seguinte.

As serestas e serenatas acontecem desde o século 19. A maioria das casas de Conservatória conserva características da época auge da cafeicultura na região e tem afixada na fachada principal uma placa com o nome e autoria de uma música de seresta, escolhida pelo próprio morador. Esta placa é colocada à noite pelos seresteiros.  Como parte do ritual de batismo das casas, os seresteiros e visitantes entram na residência e são recepcionados com festa.

O passeio pelas ruas de Conservatória inclui a Rua das Flores, onde a Velha Maria Fumaça desativada lembra a época do café. À noite, na Rua do Lazer, onde está o Monumento ao Seresteiro, bancos e canteiros floridos são cercados por bares e restaurantes e em cada um canta-se de Orlando Silva, Silvio Caldas e Nelson Gonçalves a Chico Buarque, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.


Serviço

Endereço: Conservatória, Valença

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações