Samba de Benfica

Agenda Fixa - Rio de Janeiro


 

Samba de Benfica é uma roda de samba que acontece todo segundo e quarto domingo do mês no bar Tô à Toa. Cada vez mais cheia e animada, a roda é organizada pela turma do CIAB ? Coletivo de Integração Artística de Benfica. A turma resgata uma tradição que vem de longe: "A conhecida roda de samba que acontecia no Bar Adônis na década de 80 foi um evento que marcou a história do samba no bairro - muitos sambistas consagrados frequentaram essa roda, como Camunguelo e  Moacir Luz. Mas a tradição do samba em Benfica é muito mais antiga. O bairro fica estrategicamente localizado entre 4 escolas de samba, Mangueira (1928) e Tuiuti (1954), na divisa com o bairro de São Cristóvão e ainda Jacarezinho (1966) e Manguinhos (1964) do outro lado, um verdadeiro "Quadrilátero do Samba", e inevitavelmente a troca cultural entre as escolas se fazia também pelas ruas a arredores do Bairro", conta Virgílio dos Santos, um dos idealizadores da roda.

 

Samba de Benfica: a reunião dos bambas do bairro. Foto: Divulgação
Benfica sempre foi terra de bambas e os músicos da roda têm inspiração farta. "Alguns músicos já fizeram morada no bairro, Paulão e Carlinhos 7 cordas são dois exemplos. Rodas de sambas "caseiras" sempre estiveram no cotidiano do bairro. E isso tudo nos influenciou em nossa iniciativa, tudo isso serve de inspiração", diz o sambista. Na hora de enumerar os grandes mestres, Virgílio perde a conta: "Dos grandes compositores das velhas guardas da Portela, Império Serrano, Mangueira, como Manacea, Casquinha, Monarco, Cartola, Xangô da Mangueira, Wilson das Neves, passando pelas referências primordiais e indispensáveis na nossa roda como Roberto Ribeiro, João Nogueira, Roque Ferreira, Paulo Cesar Pinheiro, o Pessoal do Fundo de Quintal, Almir Guineto, Luis Carlos da Vila, Jorge Aragão, Beto Sem Braço, Nei Lopes, Wilson Moreira, Zeca Pagodinho, Jovelina e por aí vai!". 

O repertório do Samba de Benfica, porém, vai além das velhas guardas. "Temos a premissa de não ser um "samba de museu", isso quer dizer não tocar apenas os clássicos; as músicas autorais são super valorizadas".

 


Serviço

Quando:

Todo segundo e quarto domingo do mês.


Endereço: Rua Professora Ester de Melo, 260, Benfica (Bar Tô à Toa)
Email: virgilio.moreira@gmail.com
Site: https://www.facebook.com/sambadebenfica
Horário de Funcionamento:

A partir das 15h.

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações