Sala de Leitura de Rocha Leão

Espaços Culturais - Rio das Ostras


 

Navegue pelo Mapa

Sala de Leitura no Centro Ferroviário. Foto: Divulgação

A Sala de Leitura Rocha Leão fica dentro do Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira, e foi inaugurada em 1999. Conta com um acervo de livros didáticos, literatura geral e infanto-juvenil que soma cerca de 1.500 títulos.  Recentemente, recebeu 2 computadores, que são disponibilizados para uso público, mas com moderação: para não tirar o foco dos livros, a pesquisa na Internet só é permitida como último recurso, depois que alguma informação não foi encontrada no acervo da Sala de Leitura.

O Centro Ferroviário de Cultura funciona na antiga Estação Ferroviária de Rocha Leão. Sua construção, utilizando mão-de-obra escrava, iniciou em 1877 e foi concluída em 1887. As paredes, em blocos de pedra bruta fixadas com estrume, mantêm até hoje o ar bucólico da época. A cobertura do prédio, com telhas francesas vindas de Marseille (França), foram preservadas.

O prédio foi restaurado e transformado em espaço cultural em 1999. Em seu interior funciona também o Museu Ferroviário, com exposição permanente de peças e documentos da antiga Estrada de Ferro Leopoldina Railway.


Serviço

Endereço: Rocha Leão - Rio das Ostras
Telefone: (22) 2777-1333
Horário de Funcionamento:

Seg a sex, de 9 às 18h. Sáb, das 14h às 18h

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações