Ruínas da Vila de Cava

Patrimônio Material - Nova Iguaçu

Fazenda São Bernardino. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias

O bairro Vila de Cava tem importantes sítios históricos da Baixada Fluminense. Construído em 1875 por Bernardino José de Souza e Mello, o conjunto arquitetônico da fazenda São Bernardino, composto por casa grande, senzala e engenho, representou um dos mais belos exemplos de construção neoclássica na região.

A fazenda chegou a ser considerada uma das mais ricas da província do Rio de Janeiro. Em 1951, foi tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na década de 1980, um incêndio arruinou o que restava da propriedade, que já havia sido saqueada e abandonada por seus últimos donos.

Próximo à fazenda estão também as ruínas da antiga Vila de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu, composta pela torre sineira da igreja de Nossa Senhora da Piedade, pelo cemitério dos senhores de engenho Nossa Senhora da Piedade e pelo porto de Iguaçu.

Morro acima, cortado pelo mato, está localizado o Cemitério dos Escravos da Freguesia da Piedade do Iguaçu. Durante muitos anos, ele serviu para enterrar escravos, indigentes e homens brancos de religião protestante. O cemitério dos antigos feitores foi desativado, mas o dos escravos continua sendo usado para sepultamentos. Os sítios históricos são abertos à visitação.

Endereço: Estrada Zumbi dos Palmares , s/n -Vila de Cava