Rafael Nogueira Costa

Gente - Macaé


 

Rafael Nogueira Costa é graduado em biologia, mestre em engenharia ambiental e professor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem),da UFRJ-Macaé.

Rafael Costa, professor do Nupem/UFRJ. Foto: Divulgação

Seu nome tem se destacado na produção de documentários com temáticas ambientais em Macaé. Em 2011, Fronteira foi eleito o melhor documentário do Festival de Cinema de Macaé. Em 2012, Rafael dirigiu Jorge Poema - indicado para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2013. Também sob sua direção, o filme Um dia novinho em folha ganhou o primeiro lugar no 4° Cine Riba - Cine Itinerante de Rio Bonito. 

Os filmes foram produzidos com os alunos do Curso de Cinema Ambiental do Nupem (Cuca). O objetivo do curso é ensinar a fazer cinema com o olhar sistêmico de um biólogo e foco na relação dos personagens com a natureza. Gratuito e aberto a alunos de fora da UFRJ, o Cuca prevê a realização de uma série de documentários tendo como pano de fundo as questões ambientais locais.

Desde 2011, os alunos, sob a direção de Costa, trabalham com o tema Personagens do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em Macaé, com o propósito de estimular o debate sobre políticas públicas ambientais.  O professor ingressou no meio audiovisual em 2003, com o documentário Parque de Grumari, e já tem pelos menos dez produções no currículo, nem todas vinculadas ao Cuca. Em 2008, produziu Lira dos Conspiradores, sobre a secular sociedade musical macaense. 


Serviço

Telefone: (22) 998157127 - assessora Priscila
Email: cuca@macae.ufrj.br
Site: http://www.cuca.bio.br/

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações