Procissões fluviais

Agenda Fixa , Outras Atrações - São João da Barra


 

Uma das mais tradicionais manifestações culturais de São João da Barra são as procissões fluviais. As festas começam em 24 de junho, com a procissão pelo rio Paraíba do Sul com a imagem de São João Batista seguida por várias embarcações.  Elas sobem o rio lembrando os tempos em que o pescador Lourenço do Espírito Santo navegou, em 1622, meia légua rio acima, vindo de Atafona, para fundar o povoado de São João Batista da Paraíba do Sul.

A procissão reúne dezenas de turistas e moradores em torno do Cais do Imperador para aguardar o desembarque da imagem e seu hasteamento na frente da igreja de São João Batista. Na segunda semana depois da Páscoa, é realizada a procissão fluvial em louvor à Nossa Senhora da Penha, na foz do rio Paraíba do Sul. A imagem da virgem circula pelas comunidades ribeirinhas de Atafona, da ilha da Convivência, ilha do Lima e do Pessanha e retorna para a igreja Nossa Senhora da Penha para procissão por terra. 

Já em 12 de outubro, no trecho do rio que encontra a praia de Grussaí, há a procissão com o transporte da imagem de Nossa Senhora de Aparecida por pescadores, seguida de uma encenação da descoberta da escultura no rio Paraíba do Sul. A procissão termina na capela de Nossa Senhora de Aparecida, em Grussaí.   

 

 


Serviço

Quando:

Na segunda semana após a Páscoa; em 24 de junho; e em 12 de outubro


Endereço: Rio Paraíba do Sul
Telefone: (22) 2741-4327 e 2741-7878 (Secretaria de Cultura)
Site: http://www.sjb.rj.gov.br

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações