Pastoril da Matriz

Agenda Fixa - Rio de Janeiro


 

Galeria de Fotos

Pastoril da Matriz celebra nascimento de Jesus. Foto: Divulgação
< >

Navegue pelo Mapa

Um pastoril genuinamente brasileiro é encenado em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, desde 1976. Ele foi idealizado pelas professoras de música Maria Cecilia Barretto Parreiras Horta e Ida Voigt, que pesquisaram o folguedo em vários estados e fizeram uma compilação de músicas típicas. O primeiro Pastoril foi realizado com amigos e crianças da família no casarão de propriedade dos pais de Maria Cecília.

Batizada de Pastoril da Matriz, a festa segue até hoje no casarão e agrega crianças da comunidade do morro Dona Marta, em Botafogo. Está sob a direção do músico Kiko Horta, seus amigos e dos moradores do Dona Marta. Integrantes do bloco carnavalesco Cordão do Boi Tatá, coordenados por Kiko, e a atriz Tereza Seiblitz, sua esposa, ensaiam  as crianças durante o mês de dezembro para que, no dia 24, como reza a tradição, o Pastoril da Matriz celebre o nascimento de Jesus Cristo com cantos, danças, rezas e muita alegria.

O Pastoril é uma representação dramática para celebrar o nascimento de Jesus e faz parte das festividades natalinas que se prolongam até o dia 6 de janeiro, o Dia de Reis. Ele teve origem na Península Ibérica, ao final do século 16, vinculado ao teatro religioso, e mesclava alegorias, bailados, canções e textos.

O folguedo se popularizou no nordeste brasileiro, onde os presépios foram animados com as pastoras que cantavam loas a Jesus. No começo do século 20, o Pastoril incorporou, ao lado dos personagens típicos dos presépios tradicionais, também os profanos, como os cordões de pastoras azul e encarnado e o velho que dança, conta piadas e faz brincadeiras. Outras figuras foram se destacando, como o anjo, a cigana, o sol, a florista, a lua, a noite, a estrela, o rapaz que toca cavaquinho, acompanhados de pandeiros, zabumbas, violão, flauta, piano e acordeão.

 

Serviço

Quando:

24 de dezembro


Endereço: Rua da Matriz 80, Botafogo, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2274-4543 / 2859-3470 (Maria Cecilia)

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações