Parque Nacional da Tijuca

Outras Atrações - Rio de Janeiro


 

Navegue pelo Mapa

O Parque Nacional da Tijuca abriga uma suntuosa floresta urbana localizada no coração do Rio, com área de cerca de 3.200 hectares e centenas de espécies da fauna e da flora só encontradas na Mata Atlântica. É possível percorrê-la de carro em algumas horas e há estradas de acesso por vários bairros das zonas sul e norte da cidade. Além da mata exuberante, há atrativos como construções históricas, a Cascatinha do Taunay, a Capela Mayrink, os mirantes Excelsior, Vista Chinesa e Mesa do Imperador, o Lago das Fadas, o Açude da Solidão, além de grutas, trilhas e área para piquinique.

Transformada em Parque Nacional na década de 60, a Floresta da Tijuca está encravada no maciço da Tijuca - um grande bloco composto por gnaisse e uma das mais antigas formações rochosas do planeta. No período colonial, a Floresta atraiu pesquisadores e naturalistas e a família Imperial passeou por seus bosques. Nela encontram-se as nascentes de muitos rios cariocas e cerca de 10% da água que abastece a cidade vem de lá.

A Floresta da Tijuca foi reflorestada no século 19, a pedido do imperador Pedro II, após anos de desmatamento intenso e plantio de café. Foram plantadas 100 mil mudas de plantas, entre elas ipês-amarelos, jequitibás e embaúbas. A mata é habitada por quatis, macaco-prego, saguis, cobras, bichos-preguiça e diferentes tipos de aves e borboletas.  Foram criadas áreas de lazer, pontes, fontes e lagos, com assinatura do paisagista francês Augusto Glaziou. No século 20, foram introduzidas obras de arte, recantos; implantados serviços e sanitários; e abertos, em instalações das antigas fazendas de café, os restaurantes Os Esquilos e Floresta.

O Parque Nacional divide-se em quatro setores: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, pedras Bonita (com rampa de voo livre a 696 metros de altura)  e da Gávea ( cume em forma de platô a 842 metros) e Serra dos Pretos Forros, e Covanca. O Pico da Tijuca é seu ponto mais alto, com 1022 metros e trilhas de até quatro horas de caminhada que levam ao cume. De lá, avista-se toda a cidade. Integram o Parque, ainda, o Bico do Papagaio e o Corcovado.

 

Serviço

Endereço: Centro de Visitantes - Praça Afonso Viseu, Alto da Boa Vista , Tijuca
Telefone: (21) 2492-2253
Horário de Funcionamento:

Todos os dias, das 8h às 19h.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações