Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Outras Atrações - Guapimirim


 

Galeria de Fotos

Joias da natureza e da arquitetura

Casa da fazenda Barreira do Soberbo.  Foto: Isabela Kassow / Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Em conjunto com Teresópolis, Petrópolis, Friburgo e Cachoeiro de Macacu, Guapimirim faz parte do circuito turístico da Serra Verde Imperial. Nesta região localiza-se o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abrange também a cidade de Magé. Seu nome se deve à semelhança que os picos de sua serra têm com os tubos dos órgãos das igrejas.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Foto:  Isabela Kassow / Diadorim Ideias

Neste paredão rochoso e desnivelado da Serra do Mar, destaca-se o maciço do Dedo de Deus:  um bloco  de 1.692 metros de altitude que é símbolo do montanhismo no Rio de Janeiro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan).

Com uma área de mais de 20 mil hectares, o parque foi criado em 1939, durante o governo do então  presidente Getúlio Vargas, e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Aberto permanentemente à visitação pública, um de seus acessos está no município de Guapimirim, por onde se pode percorrer, a pé ou de bicicleta, as trilhas que levam a cachoeiras, poços e piscinas naturais. É também em "Guapi" que estão localizadas duas joias arquitetônicas do Parque: a casa-sede da antiga fazenda Barreira do Soberbo e a capela de Nossa Senhora da Conceição, construída no século 18, em estilo barroco.


Serviço

Quando:

De segunda a domingo


Endereço: Km 98 da Estrada Rio - Teresópolis (Rodovia Santos Dumont)
Telefone: Sede Guapimirim - (21) 3633 1898
Email: parnaso@icmbio.gov.br
Site: http://www.icmbio.gov.br/parnaso
Horário de Funcionamento:

De 8h às 17h

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações