Pão de Açúcar

Outras Atrações - Rio de Janeiro


 

Galeria de Fotos

Pão de Açúcar, marca carioca. Foto: Isabela Kassow/ Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Um dos cartões-postais mais célebres e belos da cidade, o Pão de Açúcar é um bloco de rocha de granito com mais 600 milhões de anos, 396 metros de altura, situado ao lado do Morro da Urca, de 220m de altura. Seu nome de batismo foi dado pelos portugueses, em referência aos blocos de açúcar em forma de cone que eram transportados para a Europa durante o ciclo da cana-de-açúcar, entre os séculos 16 e 17.

O acesso é feito pelos bondinhos, ícones do turismo carioca incorporados à paisagem há um século. A primeira parada, depois de três minutos de viagem, é no Morro da Urca, de onde se pode apreciar a Baía de Guanabara e a Praia de Botafogo. Até o Pão de Açúcar, são mais três minutos de bonde. Dali se vê toda a cidade, praias, maciços, ilhas, lagoas, além da vizinha Niterói e a Serra do Mar ao fundo. De tirar o fôlego.

O bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico instalado no Brasil e terceiro no mundo. Já transportou o cientista Albert Einstein, os ex-presidentes dos Estados Unidos, John Kennedy, e da Polônia, Lech Walesa; o cantor Sting; os atores Roger Moore e Robert de Niro; as atrizes Gina Lolobrigida e Brooke Shields.

O complexo turístico conta com uma área de lazer onde foram plantadas 20 mil mudas de árvores ornamentais e frutíferas. Também conta com um anfiteatro - "Concha Verde" ?, espaço para exposições, conferências e festas;  bar e lanchonetes. O Pão de Açúcar é a montanha brasileira com o maior número de vias de escalada, cerca de 60.

 

 

Serviço

Endereço: Av. Pasteur, 520, Urca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2546-8400
Site: http://www.bondinho.com.br
Horário de Funcionamento:

Todos os dias, das 8h às 19h50 (bilheteria). O espaço fica aberto até as 21h. Os teleféricos partem a cada 20 minutos.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações