Os Coroas Cirandeiros

Patrimônio Imaterial - Paraty


 

Galeria de Fotos

Benedito, o Dito das Laranjas, deixou a plantação para ser cirandeiro na cidade quando conheceu Seu Verino. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Seu Verino, Cabral, Zizi, Delmiro e Benedito, o Dito das Laranjas, formam o grupo de cirandeiros mais antigo de Paraty. Os Coroas Cirandeiros estão na ativa desde que Seu Verino e o Dito se entendem por gente. Ou desde que o Dito saiu da roça e encontrou Seu Verino na cidade e começaram a tocar juntos. A data exata da formação oficial eles não se lembram, sabem que foi antes de 1970.

Os coroas cirandeiros na Praça da Matriz. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias
Em 1998, gravaram um disco, o primeiro CD de ciranda de Paraty. Essa data está guardada. Eles tocam onde são chamados e estão sempre pela Praça da Matriz, com bandola, timba, viola de dez cordas, pandeiro, violão e cavaquinho a postos, quando tem uma programação.

Mas é bom avisar se é para o grupo estar reunido. "Juntar todo mundo dá trabalho, dois moram na roça", explica Seu Verino, a voz dos Coroas. "E se é para tocar, o grupo tem de estar junto", completa Dito das Laranjas, o mestre.


Serviço

Endereço: Praça da Matriz/Praça Ministro Hélio Pires
Telefone: (24) 3371-2851 (Mestre Verino) / (24) 3371-3987/ (24) 9977-0472 (Mestre Benedito)
Email: cabralparaty@yahoo.com.br

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações