Os arteiros

Destaques - Rio de Janeiro


 

Galeria de Fotos

Os Arteiros em ação: incentivo às artes cênicas na Cidade de Deus. Foto: Marcelo Tabach/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Idealizado pelo diretor Fernando Barcellos, pelo cineasta Rodrigo Felha e pelo ator Ricardo Fernandes, Os Arteiros é um grupo de teatro de crianças no qual os pequenos botam a mão na massa de verdade.

Os arteiros: crianças precisam estar matriculadas na escola e ter boas notas para participar do grupo. Foto: Marcelo Tabach/Diadorim Ideias

Além de atuarem nos espetáculos, os jovens entre 7 e 15 anos, todos moradores da Cidade de Deus, ajudam na composição da dramaturgia, fazem a divulgação, maquiam os colegas, iluminam o palco e ainda varrem o tablado. "Queríamos desde o princípio que eles tivessem o domínio da companhia", explica Fernando.

O protagonismo das 65 crianças do grupo também é observado nas brincadeiras cênicas e improvisações criadas por elas próprias. "Nos Arteiros, os jovens é que são os criadores", acrescenta o diretor teatral. Os meninos e meninas podem fazer parte do grupo até completarem 18 anos. "Acreditamos que isso não é um mercado de trabalho, mas um começo. Fazemos com que enxerguem que o teatro é maior do que isso aqui. Queremos que eles conquistem o mundo".

Apadrinhados pela atriz Dira Paes, Os Arteiros são uma referência para as crianças moradoras da Cidade de Deus dentro e fora da comunidade, tendo sido o único grupo de teatro infantil convidado a participar do Festival de Teatro de Curitiba, em abril de 2012, com seu primeiro espetáculo, a comédia dramática A Menina Cantora no Reino de Sofia. Em 2013, alguns integrantes do grupo viajaram para a Alemanha para uma série de apresentações de uma adaptação livre de Shakespeare. "Fazemos teatro infantil porque nosso trabalho é feito por crianças, mas a nossa pegada não é a dos filmes da Disney", ressalta Fernando.

Uma das primeiras a ingressar na companhia, Adriele conta que descobriu o teatro por acaso. "Fui conhecer o projeto porque disseram que quem aparecesse ia ganhar um brinquedo", lembra a menina, que hoje tem nas artes cênicas sua verdadeira paixão. "Gosto do improviso porque estimula a criatividade, mas também adoro decorar textos porque aprimora a minha interpretação", explica a mocinha de apenas 14 anos.  

Além de classes de interpretação, Os Arteiros recebem aulas de violino, teclado, flauta e canto. Para participar do grupo é preciso cumprir apenas duas exigências: estar matriculado e ter boas notas na escola.


Serviço

Endereço: Rua Daniel, 84, Cidade de Deus.
Email: osarteiros@osarteiros.org
Site: http://osarteiros.org/osarteiros.html / https://www.facebook.com/os.arteiros?ref=ts&fref=ts

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações