Orquestra de Cordas da Grota

Destaques - Niterói


 

Galeria de Fotos

< >

Navegue pelo Mapa

A Orquestra de Cordas da Grota começou com um projeto social de Otávia Paes Selles, professora aposentada que dava aulas de reforço na Grota do Surucucu, em Niterói. Em 1995, seu filho, o músico Márcio Selles, passou a ensinar flauta, violino, violoncelo e viola aos alunos. Com a morte de Otávia, em 1998, Márcio e a esposa, a flautista Lenora Pinto Mendes, comandaram o projeto e criaram a Orquestra de Cordas da Grota. Com repertório de música erudita e clássica, a orquestra já se apresentou em Portugal, Estados Unidos, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras e Belize. Recebeu dois Prêmios da Cultura, do governo do estado, e foi considerada de utilidade pública em Niterói.

 Há vários alunos da Grota que estudam em universidades, tornaram-se professores ou músicos profissionais. Em 2007, os gêmeos Wagner e Walther, filhos do luthier da orquestra, Jonas Caldas, ganharam uma bolsa de estudos na University of Northern Iowa, em Cedar Falls, nos EUA. Montaram por lá a banda Brazilian 2Win (cavaquinho, violino, baixo e bateria) e mantém um projeto social na faculdade, onde dão aulas de música.

A Orquestra de Cordas da Grota, apoiada pela Petrobras, conta com mais de 300 alunos. E tem outros filhos ilustres: o grupo Negros e Vozes e o Conjunto de Flauta da Grota.  O projeto tornou-se um Ponto de Cultura e oferece, além das aulas de música, cursos variados.

O Espaço Cultural da Grota realiza desde 2010, sempre em dezembro, o Concerto dos 400, quando tocam juntos alunos dos dez núcleos de multiplicação da orquestra no estado. "Achamos um caminho que deu certo para mudar a vida das pessoas. Não é tão difícil; é só compartilhar o saber e dar oportunidades", afirma Lenora Pinto Mendes.


Serviço

Endereço: Rua Vereador Otto Bastos, 23 - São Francisco
Telefone: (21) 2610-9972
Email: espacoculturaldagrota@espacoculturaldagrota.org.br
Site: http://www.espacoculturaldagrota.org.br/new/index.php

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações