Orquestra Camerata de Violões

Destaques - Três Rios

Criada em 2011, a Camerata de Violões de Três Rios é uma das maiores do Brasil em atividade. Composta por 60 integrantes, com idades entre 10 e 70 anos, a banda instrumental surgiu a partir de um sonho  de Felipe Carretiero, seu maestro e arranjador. Ele  sempre pensou em abrir um campo de trabalho para os músicos que se formam na cidade. "Nunca quisemos ser apenas um projetinho. Pensamos grande", diz Carretiero.

No repertório da Camerata, o clássico dá lugar à música popular brasileira, à celta e ao rock, por exemplo. "Nada convencional", ressalta o maestro. Artistas como Marisa Monte, Milton Nascimento, Pink Floyd e Scorpions compõem o setlist.

Em 2012, a Camerata lançou seu primeiro DVD, gravado no  teatro Celso Peçanha, com a participação do músico popular João Gumury e do mestre Adler Tatagiba. A Camerata de Violões é patrocinada pela Prefeitura de Três Rios, que cedeu 60 violões para o grupo.

Carretieiro também rege o conjunto Casamarela Música Instrumental. Integrado por alguns profissioais da Camerata, ele realiza apresentações de solo, duo, trio, quarteto e quinteto em concertos públicos e privados.

Telefone: (24) 8159 0277/ (21) 9452 5251- maestro Felipe Carretiero
Site: https://www.facebook.com/pages/Casamarela-M%C3%BAsica-Instrumental/195298477287393 /