Odil do Puxa-Puxa

Gente - São João da Barra


 

O puxa-puxa é um doce da infância dos sanjoanenses. É tão popular quanto seu único fabricante na cidade, Odil Amaral, nascido em 1934.  Em uma casa modesta, sempre de portas e janelas abertas para a rua Senhor dos Passos, no Centro, Amaral faz e vende os doces no atacado e no varejo.

Seu Odil vende puxa-puxa na porta de casa. Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias

Durante o verão, passa de tabuleiro na mão, na praia de Atafona e na porta do cinema. Ao longo do ano, está na entrada das escolas, amável como sua doçaria. O doce é de chupar, como um sacolé (sorvete de saquinho). Tem muita mão de obra por trás dele, embora os ingredientes sejam apenas rapadura e água.

O nome vem do modo de fazer. "Você derrete a rapadura no fogo, coloca água e cozinha por uns 40 minutos, até dar o ponto. Joga na bandeja a massa, deixa esfriar e estica pelas pontas. É passar manteiga e ir tirando os pedaços. Na hora de enrolar na mão é que vai puxando, puxando, até dar a forma", explica Amaral, que já produziu quatro mil puxa-puxas encomendados pela prefeitura para a merenda escolar da rede pública.

A receita original era com melado, mas Amaral inventou diferentes sabores: leite de coco, abacaxi, jenipapo, goiaba, maracujá, pitanga. Há também os medicinais, de folha de guapo, para resfriado; e de amendoim, "que levanta até velho na sepultura". Ele adiciona limão "para não açúcar demais". Amaral trabalhou uma vida em uma fábrica de conhaque. Quando se aposentou, em 1994, ficou "desinquieto" e começou a fabricar o puxa-puxa, que aprendeu a fazer criança. "Quando ele cisma, faz 500, 600. Fica o dia inteiro na cozinha. E eu lavo as panelas que ele me suja tudo", brinca a mulher Geilza.

Recentemente Amarla teve um problema cardíaco, diminuiu a produção e passou parte da mercadoria aos ambulantes da cidade. Ensinar a fazer? "Não, não faço questão de ensinar. Vou levar o segredo comigo", responde.


Serviço

Endereço: Rua Senhor dos Passos, s/nº - Centro
Telefone: (22) 999160258 (André Pinto - contato prefeitura)

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações