Norte Comum

Destaques - Rio de Janeiro


 

Galeria de Fotos

Ocupação do coletivo Norte Comum no Centro Municipal Hélio Oiticica. Divulgação/ Thiago Diniz
< >

"Quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai". Esse é um dos lemas de uma turma que produz cultura na Zona Norte do Rio de Janeiro e mostra que o mapa das artes da cidade vai bem além do Túnel Rebouças. Unidos no Norte Comum, uma rede de articulação cujo objetivo é restabelecer meios de circulação e expressão cultural entre os bairros da região, diversos artistas propõem uma "inversão de rota" aos moradores que se deslocam para o Centro e para a Zona Sul em busca de diversão e arte.

 

A ideia nasceu da escassez de projetos e atividades relacionados à cultura nessa região. "O Norte Comum surgiu do interesse de diversas pessoas espalhadas pela zona norte  em se reunir para intervir no lugar onde moravam, inventando seu espaço na cidade, e assim fortalecendo o vínculo com o local onde vive", explica Pablo Meijueiro, um dos articuladores da rede. "Em meados de 2011, criamos um grupo no facebook, que em pouco mais de 1 mês já tinha 700 pessoas, e dessas reuniões virtuais surgiu a necessidade de nos encontrarmos presencialmente.

 

Entre as muitas atividades que eles realizam periodicamente estão o Sarau TropiCaos, no Engenho de Dentro, os eventos Amostra Grátis, Geringonça e Aperte F5, no Sesc Tijuca, e o Ágoras Cariocas, que promove aulas sobre a cultura popular dos bairros em botequins e praças locais. As ações impulsionadas pela rede suburbana vão de ocupações de ruas e praças com eventos artísticos a passeios fotográficos pelos bairros, buscando registrar facetas desconhecidas da Zona Norte.

 

A sede do Norte Comum fica no Hotel da Loucura, ocupação artística que fica no terceiro andar da enfermaria do Instituto Municipal Nise da Silveira e é a sede da Universidade Popular de Arte e Ciência (UPAC), uma rede de formação de agentes de cultura e de saúde inspirada nas ideias de Nise da Silveira e Paulo Freire, entre outros mestres, que explora a junção entre arte e ciência em busca de uma vida mais saudável.


Serviço

Email: nortecomum@gmail.com
Site: https://www.facebook.com/nortecomum

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações