Nicolau Martins de Oliveira

Gente - Volta Redonda


 

Galeria de Fotos

O maestro Nicolau Martins de Oliveira. Foto: Isabela Kassow/ Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

A boa fama do maestro Nicolau Martins de Oliveira ecoa por toda região. Ele já educou gerações através da música e formou instrumentistas e professores. Fagotista e professor, criou, em 1974, o projeto Volta Redonda Cidade da Música, que atinge 4 mil alunos da pré-escola ao ensino médio, em 39 escolas do município. A sede é no Colégio Municipal Getúlio Vargas e o projeto é mantido pela prefeitura. Cada escola tem sua sala de música e cada aluno recebe, emprestado, um instrumento.

"Está provado cientificamente que a música de Mozart trabalha os dois hemisférios do cérebro. O trabalho com música erudita modifica o funcionamento cerebral", argumenta o maestro, que também oferece aprendizado de música popular.

O trabalho começa com a criança cantando no coro. São oferecidas aulas de musicalização, canto coral, pífanos, percussão, violas e violoncelos, ministradas por 26 professores e auxiliares. Com 13 monitores, o projeto já atingiu milhares de alunos. Cada escola tem a sua Banda Mini, com estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental tocando instrumentos de percussão e pífaro. A partir do 3º Ano do Ensino Fundamental, os alunos aprendem instrumentos variados. O resultado é a formação de vários grupos: a Orquestra de Cordas, de Violinos, de Violoncelos e Contrabaixos, a Banda Marcial e a Banda de Concerto, com instrumentos de sopro.

Promove concertos com entrada franca, um domingo por mês, sempre no Cine 9 de Abril. Sarah Higino é a maestrina do coro e das orquestras de cordas. A Banda de Concerto de Volta Redonda é regida pelo próprio Nicolau Martins de Oliveira, com um programa variado que vai de Bach a standards americanos e faz apresentaçães em todo o país. O projeto tem uma sala de apoio para ensaios no Colégio Getúlio Vargas.


Serviço

Endereço: Rua 154, 783, Laranjal, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Telefone: (24) 3350-7557, ramal 241

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações