Museu Janete Costa de Arte Popular

Espaços Culturais - Niterói


 

Galeria de Fotos

< >

Navegue pelo Mapa

O Museu Janete Costa de Arte Popular foi inaugurado em 2012 e situa-se em dois sobrados de 1862 com fachadas  neoclássicas. Seu nome é uma homenagem à arquiteta, pesquisadora e especialista em arte popular brasileira, Janete Costa, pernambucana que viveu parte de sua vida em Niterói. 

O espaço conta com vários ambientes para exposições - distribuídos por dois andares e mezaninos -, formando vãos que dão a visão do extenso pé direito da casa. As paredes descascadas e a preservação de ornamentos originais valorizam a rusticidade, as cores e a textura da construção.

No alto do terreno do museu, pode-se apreciar a vista do bairro e um totem de cerâmica esmaltada com esculturas que representam o ícone do futebol Pelé, o índio Arariboia, o português Mem de Sá e São Jorge. É de autoria do paraibano Miguel dos Santos, vencedor de concurso de esculturas com o tema Niterói, realizado pela Companhia Águas de Niterói, em 2012.

Além de exposições, o Museu Janete Costa promove shows musicais, lançamentos literários e debates. Há um anexo com café e loja. A visitação é gratuita.

 

 

 


Serviço

Quando:

Terça a domingo


Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178-182, São Domingos
Telefone: (21) 2705-3929
Email: sculturaniteroi@gmail.com
Site: http://www.culturaniteroi.com.br/janete/
Horário de Funcionamento:

De 10h às 18h

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações