Museu Imperial

Espaços Culturais - Petrópolis


 

Galeria de Fotos

Palácio Imperial era residência de verão de Dom Pedro II.  Foto: Isabela Kassow/ Diadorim Ideias
< >

O museu ocupa o Palácio Imperial, residência de verão do imperador D. Pedro II e um de seus locais preferidos. O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao Império Brasileiro, em especial ao período governado por D. Pedro II, o Segundo Reinado. Entre os aproximadamente 300 mil itens estão peças emblemáticas, como a coroa do Imperador e a pena usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea. O museu expõe também seis daguerreótipos ? as primeiras fotografias, em que não há imagem negativa - feitos por Dom Pedro II, pioneiro na técnica.

O museu também promove o espetáculo Som e Luz, que utiliza efeitos especiais de iluminação e sonorização para reviver fatos marcantes do século 19 e da história imperial brasileira. Com capacidade para 280 pessoas, o show utiliza uma cortina d'água de 13m e a própria fachada do museu como parte do espetáculo.

Já o projeto Um Sarau Imperial é uma dramatização interativa de uma atividade típica de lazer do século 19. O espetáculo dá vida a personagens históricos como a Princesa Isabel e passeia por modinhas da época (cantadas por uma soprano acompanhada por um pianista), poemas e conversas sobre assuntos sociais, políticos e culturais da época, retirados da correspondência particular da Família Imperial. E, nos fins de semana, o museu recebe apresentações de grupos de danças folclóricas alemãs.

O museu conta ainda com o Cine Teatro, um espaço multimídia com capacidade para 276 pessoas onde são realizados cursos, palestras, projeção de filmes, debates e concertos.


Serviço

Endereço: Rua da Imperatriz, 220, Centro, Petrópolis - RJ
Telefone: (24) 2233-0300 / 2233-0360
Email: mimp.faleconosco@museuimperial.gov.br
Site: http://www.museuimperial.gov.br/
Horário de Funcionamento:

Visitação: ter a dom, das 11h às 18h Espetáculo Som e Luz: qui, sex e sab, às 20h Um Sarau Imperial: sex, às 18h30 Dança folclórica: sab, às 15h, e dom, às 12h

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações