Museu de Arte do Rio - MAR

Espaços Culturais - Rio de Janeiro


 

Galeria de Fotos

Passarela em formato de onda interliga prédios do museu. Foto: Divulgação
< >

Navegue pelo Mapa

Inaugurado em 2013, o  Museu de Arte do Rio (MAR) promove mostras nacionais e internacionais de longa e curta duração e conta com uma coleção própria de arte, organizada por meio de aquisições, doações e empréstimos de coleções públicas e privadas. Possui ainda um acervo consistente de documentos, fotografias e cartões-postais sobre o Rio.

O museu faz parte do projeto de revitalização da Zona Portuária. Ocupa dois prédios: o palacete Dom João VI, tombado e eclético, e o edifício vizinho, de estilo modernista e originalmente um terminal rodoviário. As construções são interligadas por uma passarela com teto em forma de onda. O antigo palacete abriga as salas de exposição do museu. Já o espaço moderno possui mirante de onde se pode apreciar a área portuária. Nele funciona também a Escola do Olhar, com foco na formação continuada de educadores da rede pública de ensino.

Em parceria  com universidades, museus e ongs, a Escola do Olhar desenvolve programas de ensino sobre artes, cultura visual, educação e práticas curatoriais. Seu projeto inclui a realização de pesquisas, seminários, workshops e cursos.

O MAR é gerido pela prefeitura da cidade do Rio e pelo Instituto Odeon.


Serviço

Endereço: Praça Mauá, 5, Centro.
Telefone: (21) 3031-2741
Site: www.museudeartedorio.org.br/
Horário de Funcionamento:

Quarta a domingo, das 10h às 17h. Entrada gratuita às terças, de 10h às 19h.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações