Museu de Arte Contemporânea

Espaços Culturais - Niterói


 

Galeria de Fotos

Foto: Ana Lúcia Araújo/ Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) foi construído no Mirante da Boa Viagem, com vista panorâmica para a Baía de Guanabara. Inaugurado em 1996, o museu abriga o acervo do colecionador João Sattamini, uma das maiores coleções de arte contemporânea do país. Cartão-postal da cidade de Niterói, o MAC faz parte do Caminho Niemeyer, segundo maior conjunto arquitetônico, urbanístico e cultural projetado pelo arquiteto, ainda em fase de finalização. Instalado numa praça de 2.500 m², o MAC se destaca por suas formas arquitetônicas. Seu acervo reúne 1.217 obras de Sattamini, assinadas principalmente por artistas contemporâneos brasileiros da década de 1950 a 2000, e 369 obras doadas por artistas que realizaram exposições no museu.

O salão central de exposição fica no segundo andar, envolto por uma varanda circular envidraçada de onde pode-se ver o Corcovado e o Pão de Açúcar, do outro lado da Baía. No subsolo, ficam o auditório e o restaurante. Na biblioteca, 40 mil documentos sobre arte moderna e contemporânea brasileira, focados na história e na memória da instituição, são disponibilizados para consulta de críticos de arte, estudantes e pesquisadores de artes visuais.

O museu também oferece programação regular. A Feira de Troca Cultural ocupa o pátio todo primeiro domingo do mês, com troca de objetos, novos e usados. O projeto Contação de Histórias acontece aos domingos, às 16h, dirigido pelo ator Flávio de Souza. O Cine Jazz, criado em 2010 pelo produtor e pesquisador Paulo Renato Rocha, apresenta gratuitamente, no último sábado do mês, filmes de jazz e música instrumental seguidos de debate com um músico profissional. Há aulas de tai chi chuan no pátio.


Serviço

Endereço: Av. General Milton Tavares Souza - Mirante da Boa Viagem
Telefone: (21) 2620-2400 / 2620-2481
Site: http://www.macniteroi.com.br
Horário de Funcionamento:

De ter a dom, das 10h às 18h. O pátio fica aberto à visitação de seg a dom, das 9h às 18h

Bistrô: de ter a qui e dom, das 9h às 18h. Sex e sáb, das 9h até o último cliente

Biblioteca: de ter a sáb, das 11h às 18h, com agendamento

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações