Museu da Santa Casa

Espaços Culturais - Valença


 

Navegue pelo Mapa

Instalado no prédio da Santa Casa da Misericórdia, fundada em 1857, é um museu dedicado à História e desenvolvimento da arte da Medicina. Ocupa o antigo Salão Nobre da Santa Casa, funciona desde 1997 e tem hoje um rico acervo de mais de 200 objetos.

Além de documentos e fotos que refazem a trajetória da Santa Casa, o acervo inclui peças de arte como um quadro a óleo sobre tela com retrato do Visconde de Rio Preto e do Comendador Jannuzzi, além de outros retratos de barões e figuras políticas relevantes no século XIX. Quanto aos objetos dedicados à História da Medicina, estão expostas peças cirúrgicas, aparelhos de anestesia e operação, seringas, vasilhames de porcelana para misturar e guardar remédios, entre outras peças que permitem viajar por toda a evolução das artes médicas.

Também estão expostos coches funerários, usados em cerimônias fúnebres no século XIX. Atualmente o museu está fechado, mas abre eventualmente em função de atividades especiais. Não há previsão de retorno ao seu funcionamento pleno, mas seu arquivo histórico pode ser consultado de segunda à sexta, no período das 11 às 17h.


Serviço

Endereço: Rua Coronel Leite Pinto, 105, Centro
Telefone: (24) 2453-1460
Horário de Funcionamento:

Seg a sex, de 11h às 17h

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações