Museu da Maré

Espaços Culturais - Rio de Janeiro


 

Galeria de Fotos

Museu oferece cursos e pretende criar companhia artística. Foto: Divulgação
< >

Navegue pelo Mapa

O Museu da Maré é o primeiro museu do país localizado dentro de uma favela, a Maré. É ponto de cultura e foi criado pela própria comunidade, com o apoio do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Na exposição permanente Os 12 tempos da Maré há fotografias, documentos e objetos do cotidiano dos moradores da favela, cujas primeiras palafitas surgiram na década de 40.

A comunidade está inserida  no Complexo da Maré, que abrange 16 favelas e 130 mil habitantes.  Os espaços do Museu retratam a história da Maré, de seus moradores - imigrantes do Nordeste, em sua maioria ? e da resistência social das comunidades.

O museu oferece cursos de teatro, dança, capoeira e montagem de computadores a cerca de 300 crianças e jovens. Mantém ainda o projeto Marias Maré, onde  mulheres moradoras da Maré passam adiante saberes  artesanais na produção de bolsas, roupas e acessórios. Atualmente, o Museu da Maré seleciona talentos da região para a criação de sua primeira companhia artística de teatro e dança.

 


Serviço

Quando:

De segunda a sábado. As visitas devem ser agendadas.


Endereço: Av. Guilherme Maxwel, 26, Bonsucesso
Telefone: (21) 3868-6748
Email: comunicacão@museudamare.org.br
Site: http://www.museudamare.org.br
Horário de Funcionamento:

De 8h às 22h

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações