Museu Casa de Santos Dumont

Espaços Culturais - Petrópolis


 

Galeria de Fotos

Casa de Santos Dumont. Foto: Isabela Kassow/ Diadorim Ideias
< >

A casa foi desenhada e planejada pelo próprio inventor Alberto Santos Dumont para ser sua residência de verão. Foi construída no antigo Morro do Encanto em 1918, com ajuda do engenheiro Eduardo Pederneiras. Devido a sua localização, ganhou o apelido de A Encantada.

O museu é um chalé do tipo alpino francês com peculiaridades como uma das últimas invenções de Santos Dumont: o chuveiro com água quente, o único do Brasil àquela época, aquecido a álcool. As escadas também são uma atração: cada degrau só tem espaço para um pé. Assim, na escada externa só se pode começar a subir com a perna direita e na interna, sobe-se primeiro com a perna esquerda.

Com três andares, a casa chama atenção pela arquitetura, que dispensa as divisórias entre os cômodos, e conta ainda com um observatório no telhado, onde o inventor do avião passava horas observando as estrelas.

Outra curiosidade é que a casa não tem cozinha. Uma ampla sala servia de biblioteca e escritório. No andar inferior, ficava a oficina e o laboratório. Já na parte de cima, banheiro e quarto de dormir.

Depois da morte de Santos Dumont, a casa foi doada à Prefeitura de Petrópolis pelos sobrinhos e únicos herdeiros, para que nela fosse instalada uma instituição que mantivesse sua memória. O museu também oferece visita guiada.


Serviço

Endereço: Rua do Encanto, 22, Centro, Petrópolis - RJ
Telefone: (24) 2247-5222
Email: casasantosdumont@petropolis.rj.gov.br
Horário de Funcionamento:

De ter a dom, das 9h30 às 17h

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações