Mulheres do Salgueiro

Destaques - São Gonçalo


 
O Empreendimento Solidário Mulheres do Salgueiro é um dos principais projetos do Comunidades em Ação - Centro de Integração e Desenvolvimento Comunitário, que transforma o "couro de tilápia", um problema ambiental, em roupas, bolsas, pulseiras, chaveiros e outros acessórios.

O projeto deu seu primeiro passo em 1999, com estímulo à auto-estima dos moradores da região e a qualificação de mulheres da comunidade que trabalhavam no lixão. Com o tempo, parte dessas mulheres formou um grupo de costura. Em 2006, com o apoio da incubadora do instituto Genesis da PUC/RJ, iniciou o uso da tilápia para a criação artesanal.
São cerca de 10 artesãs. O fornecedor separa a pele do peixe, depois parte é congelada e outra é limpa. Depois o material é curtido e aplica-se a coloração desejada. As artesãs trabalham com o produto final desse processo para produzir suas peças.
O grupo, liderado por Janete Guilherme, trabalha muito por encomenda, mas é possível encontrar alguns produtos a venda na própria sede. Elas trabalham também com costura em jeans, reciclagem de tetrapak e bordados. Já participaram de feiras e eventos de moda de renome nacional, como o Rio-à-Porter e o Casa Cor em São Paulo.

Serviço

Endereço: Estrada das Palmeiras, 4, Salgueiro, São Gonçalo - RJ
Telefone: (21) 3706-3059/ (21) 8564-9128
Email: mulheresdosalgueiro@gmail.com
Site: http://www.centrocidc.blogspot.com

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações