Mestre Gerci Silva

Gente - Miracema


 

Galeria de Fotos

Jornada de fé e devoção

< >

Navegue pelo Mapa

Em 2013, a prefeitura de Miracema homenageou Gerci Silva com o prêmio Mérito Cultural, por manter há meio século manifestações tradicionais como a Folia de Reis, o Boi Pintadinho e o Mineiro Pau. É ele quem veste da cabeça aos pés os 13 integrantes da folia Seguimento aos Três Reis do Oriente.

Palhaço da folia que já rodou toda a região. Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias.

As "fardas" coloridas e as coroas com adereços vêm dos sonhos da esposa Dorvalina. Vivendo de aposentadoria, o casal prepara toda a folia com doações pelas rezas solicitadas e empréstimos.

O folguedo sai em peregrinação pelas casas de Miracema e de outras cidades da região entre dezembro e janeiro.  Sob o comando de Deus e de Gerci, embalado por cavaquinho, violão, bumbo, caixa, triângulo, prato e tarol.

Gerci and his wife produce the costumes. Photo: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias

Como manda o costume, a Seguimento aos Três Reis do Oriente foi criada por promessa. "Minha mulher prometeu aos Três Reis Magos e a São Sebastião que criava uma folia se o nosso sobrinho se curasse. Ele nasceu quase morto, mas a folia abriu os caminhos. Hoje ele é um dos músicos do Seguimento", lembra Gerci.

"Se a pessoa diz que não tem um centavo pra pregar na nossa bandeira, vou mais feliz que se tivesse me dado um milhão. Não vou atrapalhar a devoção dela por causa de dinheiro", afirma.

O mestre sai em folia desde garoto.  "Ela mexe com os santos; é fé e oração. Por isso não pode ter bebida, fofoca, nem dar confusão", avisa.

Já no Boi Pintadinho, durante o carnaval, a brincadeira é permitida. A particularidade de seu boi, Alegria das Crianças, é que ele é mesclado com o Mineiro Pau - dança marcada pelo manejo de bastões de madeira.

"Boi sem o porrete é bumba meu boi do Nordeste, não é pintadinho", justifica Gerci. O Alegria das Crianças já angariou 35 troféus em competições na região.

"Se não tiver raça e amor pelo que faz, o folclore acaba. E a felicidade das crianças é o boi e a folia", defende o mestre, analfabeto.  


Serviço

Endereço: Rua Manoel Couto Paiva, 167 - Morro do Jovem
Telefone: (22) 99225-1337

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações