Maracanã

Patrimônio Material - Rio de Janeiro


 

Navegue pelo Mapa

O estádio Mário Filho, o Maracanã, foi inaugurado em 1950 para que o Brasil pudesse sediar a Copa do Mundo. Seu nome é uma homenagem ao jornalista que incentivou a concretização da obra, contrariando os que defendiam a aplicação do dinheiro na construção de hospitais e escolas.  

Maracanã. Foto de divulgação

Grandes jogadores da história do futebol brasileiro iniciaram ou consagraram suas carreiras no estádio. A primeira vez que Pelé jogou pela seleção brasileira foi no Maracanã, em 1957. Em 1961, o craque fez o primeiro "gol de placa" e, em 1969, marcou ali seu milésimo gol. O Botafogo ganhou ali seu primeiro título, sete anos depois da inauguração do estádio, com uma das melhores exibições de Garrincha. O maior artilheiro da história do Maracanã é Zico, com 333 gols em 435 partidas.

O estádio passou por obras de modernização para que fossem cumpridas recomendações e exigências da Fifa para as copas das Confederações, em 2013, e do Mundo de 2014. Foi necessário fazer uma série de intervenções, algumas de caráter estrutural, mas de maneira que o projeto original fosse preservado.  O anel da arquibancada avançou em direção ao campo, fazendo com que o torcedor esteja muito mais perto dos jogadores. A nova cobertura é feita de fibra de vidro e teflon, e tem 68 metros de extensão (a original de concreto tinha 30 metros). Todos os assentos são numerados.

Com elevada taxa de ocupação ? em média 100 eventos por ano - o Maracanã, além de abrigar os mais importantes campeonatos de futebol e outros eventos esportivos, também é palco de espetáculos. Já recebeu ícones como Frank Sinatra, Tina Turner, Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney. 

Maracanã é um nome tupi-guarani que significa "semelhante a um chocalho". Antes da construção do estádio, existia no local grande quantidade de maracanãs-guaçus, aves que emitiam sons de chocalho.


Serviço

Endereço: Rua Professor Eurico Rabelo, s/n, Maracanã.
Telefone: 0800 062 7222
Email: visitamaracana@suderj.rj.gov.br
Horário de Funcionamento:

De seg à dom, incluindo feriados, das 9h às 19h.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações