Mãe Meninazinha de Oxum

Patrimônio Imaterial - São João de Meriti


 

Galeria de Fotos

< >

Navegue pelo Mapa

Caçula de 15 filhos, Mãe Meninazinha de Oxum, 74 anos, é neta e herdeira de Iyá Davina (Davina Pereira), que tem raízes na alta linhagem do candomblé da Bahia. A simpática e poderosa religiosa, uma das mais celebradas do Estado do Rio, comanda o terreiro Ilê Omolu Oxum, aberto em Nova Iguaçu, em 1968, e cinco anos depois transferido para São de João de Meriti, onde funciona até hoje.

Com vida dedicada a preservar os ritos do candomblé e acolher religiosamente a comunidade local, a Iyalorixá conta que já iniciou mais de 150 filhos-de-santo no terreiro. "Somos muito unidos", frisa a mãe  de santo, batizada Maria do Nascimento.

 Foto: Isabela Kassow / Diadorim Ideias.

Ponto de cultura desde 2009, o espaço também realiza projetos sociais e culturais, como oficinas de artesanato, dança e pintura afros e culinária típica.  Os alunos aprendem a preparar abará, caruru, acarajé, entre outros pratos.

No terreiro, há ainda o Memorial Iyá Davina, espaçode pesquisa e documentação, que tem em seu acervo objetos, fotografias, desenhos, certidões e textos referente à religião dos orixás e à formação das primeiras comunidades e terreiros de candomblé no Rio de Janeiro.

Em 2009, o grupo lançou o CD Ilê Omolu Oxum ? Cantigas e Toques Para Orixás, com cânticos tradicionais da religião afro. Gravado com apoio do programa Petrobras Música, o CD foi o primeiro da série Documentos Sonoros, projeto do Museu Nacional que busca o registro de manifestações orais e musicais das mais variadas culturas e etnias brasileiras.

Usando instrumentos religiosos e com a voz da própria Mãe Meninazinha, o CD tem 45 cantigas (canto e instrumentos), quatro toques (instrumental) e duas saudações (à capela). Foi lançado em cerimônias oficiais no próprio terreiro, no Museu Nacional, em Brasília, entre outras localidades.


Serviço

Quando:

O terreiro organiza festas para Ogum e Oxóssi (abril), Oxum (maio), Omolu (julho), Iansã (agosto), Oxalá (setembro) e para as ayabás, como são chamadas as orixás femininas (novembro), sempre no último sábado do mês.


Endereço: R. Gen. Olímpio Fonseca, 380, Parque São Nicolau
Telefone: (21) 2756-7635
Email: maemeninazinha@yahoo.com.br
Site: https://www.facebook.com/pages/IL%C3%8A-OMOL%C3%9A-E-OXUM/163760910410553

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações