Leo Bittencourt e Regina Carmela

Gente - Teresópolis


 

Leo Bittencourt e Regina Carmela fizeram importantes documentários sobre a cidade de Teresópolis, desde que juntaram forças, em 1996. O primeiro curta, Boca de Urna (2004), foi sobre o comportamento político durante a época das eleições.  Em 2005, com fomento do SESC, produziram o média-metragem Cidade dos Festivais, contando como, em 1965, a cidade foi influenciada pelo primeiro Festival de Cinema do Brasil.

Regina Carmela e Leo Bittencourt. Foto: Isabela Kassow / Diadorim Ideias

O documentário tem depoimentos de atores de renome, como Jece Valadão, Fernanda Montenegro e Joana Fomm. Em 2006, Leo e Regina realizaram outro curta-mentragem, o documentário Dona Santa, sobre uma rezadeira que morava no interior de Teresópolis. O interesse que Cidade dos Festivais despertou na população sobre a história da cidade, motivou a dupla a realizar a série Reminescências: Estrada de Ferro-Therezopolis; A Estrada Direta Rio-Teresópolis; e Dos Anos 20 aos Anos 50 ? Teresópolis.

À venda nas bancas de jornal da cidade, a trilogia  foi pauta do jornalismo do SBT local. Com Reminiscências: Copacabana (que já conseguiu incentivos da Lei Rouanet e da Lei do ICMS) e Reminiscências: Estrada Rio-Petrópolis (beneficiado pela Lei do ICMS), eles planejam dar continuidade ao trabalho fora das fronteiras do município onde nasceram.

Leo Bittencourt e Regina Carmela já realizaram dezenas de palestras em escolas e no SESC Teresópolis sobre a história do município.O mais recente documentário que fizeram, De Repente, trata da difícil volta para casa da repentista Wanda Lúcia Pinheiro, depois da enchente que assolou Teresópolis em janeiro de 2011. Grande parte do trabalho dos dois pode ser acessado através do canal de vídeos YouTube.

 

 


Serviço

Endereço: Teresópolis - RJ
Telefone: (21) 2642 4821 (Regina Carmela)
Email: reginacarmela@terra.com.br
Site: http://www.youtube.com/user/setprod

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações