Jornadas de Folias de Reis

Agenda Fixa - Barra Mansa

Barra Mansa conta com 10 grupos de folias de reis. O mais antigo tem 130 anos, a Jornada Centenária do bairro 9 de abril, com cerca de 70 integrantes, entre foliões e palhaços.  Paulo Cesar do Carmo é o presidente da Associação de Folias de Reis, criada há dois anos. Ele é o Mestre Piola, líder da Jornada aos Três Reis do Oriente, que tem 30 componentes e sai há 70 anos. Passando de geração em geração, a folia começou com o bisavô de Paulo, Maximilano Honorato da Silva, foi assumida pelo avô, Sebastião, e depois pelo pai, Paulo. O filho do atual mestre tem 19 anos, Ítalo, e deve herdar a liderança do grupo. As máscaras, os instrumentos e as roupas são confeccionados pelos próprios componentes da folia, por conhecimento herdado. Em Barra Mansa, as folias começam a sair dia 24 de dezembro e vão em jornada de reis até dia 6 de janeiro. Depois, continuam até dia 20 de janeiro, em honra a São Sebastião. As jornadas acontecem no Parque da Cidade.

Quando: Acontecem entre 24 de dezembro e 20 de janeiro
Endereço: Rua Oscar Silva Marins, Centro, Barra Mansa, RJ, 27310-200