Jorge Renato

Gente - São João da Barra


 

Galeria de Fotos

Jorge Renato restaura voluntariamente os altares e imagens da igreja.  Foto: Marcelo Tabach/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Desde criança, Jorge Renato parece ter sido destinado aos trabalhos manuais. Sempre curioso e dedicado, aos 15 anos fez sua primeira restauração. "Mas não ficou muito boa, não" diz entre risadas, ao se lembrar da estátua de São Francisco com a qual se iniciou na arte do restauro. Jorge Renato faz muitas pesquisas na internet para aprender sobre materiais e técnicas dominadas com maestria pelos italianos. Seus trabalhos são sobre gesso, madeira "e o que mais aparecer", afirma. 

O artista já é conhecido entre as igrejas da região, onde restaurou e pintou diversas imagens. Santos com importância histórica, como Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das Dores e o próprio padroeiro São João Batista, do altar principal da Igreja da Matriz de São João da Barra, já passaram por suas mãos. 

Inspirado em grandes nomes da arte nacional, como Aleijadinho e Mestre Ataíde, Jorge Renato cursa faculdade de artes visuais e tem a intenção de fazer uma pós-graduação em história da arte. Atualmente, ele trabalha voluntariamente restaurando a Igreja Matriz de São João Batista, onde se iniciou na religião católica, utilizando folhas de ouro, mordentes, verniz, entre outros materiais especiais. Sua meta é conseguir restaurar todos os altares da igreja até 2017. "Sempre foi um sonho fazer esta igreja voltar a ser o que ela já foi. É uma forma de agradecer". 


Serviço

Endereço: Igreja Matriz: Praça São João Batista, s/n
Telefone: (22) 99900-8447

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações