Jonas Caldas

Gente - Niterói


 

Jonas Caldas dedica-se ao ofício de luthier em Niterói desde os 17 anos. Em sua oficina, no Largo da Batalha, cria e conserta violinos, violoncelos, violas e baixos acústicos para a Orquestra de Cordas da Grota.

Caldas apreendeu artesanato e marcenaria na antiga Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem), onde ficou de 1969 a 1982. Ao deixar a instituição, tornou-se motorista de caminhão. Quando ouvia músicas pelo rádio do veículo, lembrava-se de seus instrumentos de corda e decidiu voltar à luteria.

A primeira oficina foi aberta em 1994, na comunidade da Grota do Surucucu, onde sua mãe morava. No mesmo ano, vendeu uma viola para um músico brasileiro que viajou para Stuttgart, na Alemanha. Um luthier alemão gostou da obra de Caldas, entrou em contato com ele e o convidou para trabalhar em Stuttgart. Caldas ficou um ano por lá, onde aprendeu técnicas de design e novas tecnologias para a fabricação de instrumentos. Avesso às inovações, ele confessa que ainda prefere a produção artesanal. 

O luthier tem três filhos que estudaram e tocaram na Orquestra da Grota e se emociona a cada apresentação. "É uma sensação muito bonita você ouvir aqueles arranjos, notas, e saber que também faz parte daquilo".

 


Serviço

Telefone: (21) 26109972 - Orquestra da Grota
Site: http://www.espacoculturaldagrota.org.br/new/index.php

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações