Jogos florais

Agenda Fixa - Nova Friburgo


 

Galeria de Fotos

Patrimônio Poético

< >

Navegue pelo Mapa

Considerada berço da trova no país, Nova Friburgo realiza desde 1960 os disputados Jogos Florais, concurso de poemas que são expostos na "Alameda das Trovas", na praça Getúlio Vargas. Também chamado de praça dos Suspiros, o espaço tem um muro grafado com versos de autores que fizeram história. "Os trovadores da cidade são feras e a gente ganha prêmios no Brasil todo", afirma Dilva Maria de Moraes, vice-presidente da União Brasileira de Trovadores (UBT), de Nova Friburgo. 

Dilva de Moraes. Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias

Centenas de trovas de todo o país chegam anualmente às mãos de Dilva e da equipe da UBT para inscrição nos Jogos Florais. A seleção é rigorosa. De cara, eliminam-se as trovas quebradas, que não cumprem as exigências literárias. O poema precisa ter quatro versos, de sete sílabas cada um, rimando pelo menos o segundo com o quarto; e encerrar um sentido completo.

"Preservamos também a originalidade das rimas", explica Dilva, que publicou um livro de trovas e, na edição dos Jogos Florais de 2013, levou o primeiro lugar na categoria concurso local com a trovinha: "Avesso à mágoa doída, do amor que foi um capricho, limpo as gavetas da vida, e jogo as dores no lixo".

Os jogos poéticos nasceram na Roma antiga como festas populares em homenagem à Flora, deusa das flores. Em Nova Friburgo, eles começaram com um grupo de aficionados, e tornaram-se patrimônio da cidade, reunindo autores de vários cantos do Brasil. O evento inclui a realização de uma missa com orações feitas em trova e desfile das musas que declamam poemas. 

A UBT realiza encontros mensais e oficinas. Os Jogos Florais também acontecem dentro de escolas. "Há sempre os trovadores revelação. O que nos fascina é matutar o verso certo, que encaixe na métrica e na rima", afirma Elisabeth Cruz, assessora de imprensa da UBT. Elisabeth tem um programa de rádio em que apresenta trovas. 

Os versos dos friburguenses também estão no site "Falando de Trova", do poeta e trovador José Ouverney: http://www.falandodetrova.com.br.

 


Serviço

Quando:

Maio


Endereço: Praça Presidente Getúlio Vargas, Olaria, Nova Friburgo
Telefone: (22) 2533-1640 (Dilva) e 98807-3424 (Elisabeth)
Site: http://www.ubtnacional.com.br/

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações