Instituto Nossa Senhora de Teatro Para as Artes

Destaques - Rio de Janeiro


 

Navegue pelo Mapa

O Instituto Nossa Senhora de Teatro Para as Artes existe desde 2003, e foi contemplado como Ponto de Cultura em 2010. O fundador do Instituto, Ricardo Andrade Vassillivietch, explica que a ideia para  montar o grupo surgiu depois que ele participou de uma oficina gratuita com a atriz Fernanda Montenegro, em 2002.

Dali nasceu uma conscientização maior em pensar no próximo. "A gente (do Instituto) é apaixonado pelo que faz, que é dar aulas de graça e condições para as pessoas realizarem seus sonhos", resume Ricardo. Com esse idéario como guia, o Instituto oferece um curso de formação profissional de duração de 1 ano, totalmente gratuito, em que são ensinadas aos alunos técnicas de controle de voz e corpo, além de história do Teatro brasileiro e mundial e também aulas de multimídia, entre outros módulos.

Por ano, o Instituto monta três espetáculos, sendo o de final de ano sempre com um texto de algum autor consagrado, brasileiro ou estrangeiro. Os outros dois espetáculos, porém, são criação autoral dos alunos, que são responsáveis por todas as etapas, da montagem do texto à direção. "Queremos que eles se descubram como artistas, sem alguém ditando regras. O professor vai trabalhando junto com os alunos, lapidando suas idéias, mas nunca é algo de cima para baixo", explica Ricardo. Com 300 alunos matriculados, as incrições para o curso abrem sempre em fevereiro.


Serviço

Endereço: Rua da Constituição, 34, Centro.
Telefone: (21) 3685-6524 / (21) 3773-8375

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações