Instituto Histórico e Geográfico de São João de Meriti

Destaques , Espaços Culturais - São João de Meriti

Criado com o intuito de ser um centro de difusão de saberes e conscientização sobre a rica história de São João de Meriti e da Baixada Fluminense, o Instituto Histórico e Geográfico de São João de Meriti (IHGSJM) foi fundado em 24 de julho de 1991, dia do padroeiro da cidade. Em uma de suas salas, funciona um pequeno museu com fotos, documentos e artefatos (com cerâmicas, redes e outros objetos dos índios tamoios, habitantes da região; telhas, tijolos e fragmentos vindos de construções como a Fazenda São Matheus, entre outros itens) que contam a história da região, montado a partir das pesquisas e acervos pessoais dos membros e amigos do Instituto. Entre as atividades da instituição, destaca-se para o trabalho com escolas: visitas de alunos ao IHGSJM são frequentes e são realizadas sessões especiais na Câmara dos Vereadores, através do Projeto Câmara-Escola. O presidente do IHGSJM explica às crianças questões históricas e políticas de São João de Meriti, num evento sempre registrado em vídeo. A instituição promove também as sextas-feiras de cinema, dia em que são exibidos vídeos raros sobre o desenvolvimento da Baixada e da capital, com registros, por exemplo, da inauguração do bondinho do Pão de Açúcar, da construção da Avenida Rio Branco, entre outros acontecimentos.

Endereço: Avenida Automóvel Clube, 206, Centro
Telefone: (21) 9729-5777 / (21) 7105-7424 (presidente Charbel Chedier)
Email: ihgsjm@gmail.com
Horário de Funcionamento: Seg, qua e sex, 10h às 17h.