Ilha da Convivência

Outras Atrações - São João da Barra


 

Navegue pelo Mapa

Um passeio pelo Rio Paraíba do Sul, por entre a Praia de Atafona e São Francisco de Itabapoana, leva o navegante à ilha da Convivência.

Convivência está situada no encontro do Rio Paraíba do Sul com o mar: lá, o sol nasce no oceano e se põe no rio. Com uma história repleta de lendas e fatos curiosos, a Ilha não é um lugar qualquer. Os mistérios começam por seu povoamento: dizem que teria sido descoberta por náufragos de um navio holandês em meados do século XIX. Outros contam que seus primeiros habitantes foram marinheiros europeus que passaram a morar lá pela proximidade do porto de São João da Barra. "Meu avô era loiro e com os olhos bastante claros. E apesar de ser morena, minha filha também é bem loirinha. Talvez ela tenha puxado os nossos antepassados", acredita a professora Jelbiara Pedra, nascida na ilha e que tem como versão oficial para o surgimento do povoado o episódio do naufrágio holandês. Outra história que chama atenção é aquela sobre a maneira como os casamentos eram realizados: como o lugar não tem cartório nem igreja conta-se que os casamentos se consumam com o rapto das noivas.

Infelizmente, nos últimos tempos a ilha tem sofrido com a ação furiosa do mar, que destruiu parte de seu território. Sempre um lugar agradável para viver, nos tempos áureos já chegou a contar com mais de 150 famílias. Hoje, poucas permanecem na ilha, tendo grande parte delas se mudado para a localidade de Atafona ou para São Francisco de Itabapoana, município ao qual a ilha (apesar de muito mais próxima de São João da Barra), oficialmente pertence.

A Ilha da Convivência e trechos vizinhos do litoral norte fluminense - Foz do Rio Paraíba do Sul, Canto Sul da Praia de Itaipu, Ilha da Menina - foram tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1987.

Serviço

Endereço: São João da Barra, próximo a Atafona.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações