Igreja Nossa Senhora da Lapa

Patrimônio Material - Campos dos Goytacazes


 

Navegue pelo Mapa

A Igreja Nossa Senhora da Lapa foi erguida em 1748 na curva da Lapa, às margens do Rio Paraíba do Sul. Começou a ser construída por ordem do missionário Padre Ângelo Siqueira, em 1740, em conjunto com um casarão, onde foi instalado um seminário. Em seus primeiros anos, a igreja chegou a servir também como quartel para tropas e abrigou a sede do liceu provincial.

Igreja de Nossa Senhora da Lapa, na beira do Rio Paraíba do Sul. Foto: Cris Isidoro/ Diadorim Ideias

Em 1861, o conjunto foi entregue à Santa Casa de Misericórdia de Campos, e permanece sob sua administração até os dias atuais. Em 1864, funcionava como asilo para meninas abandonadas na Roda dos Expostos da Santa Casa.

A construção original contava com duas torres, sendo que apenas uma delas foi mantida. Hoje, tanto a Igreja quanto o casarão anexo passaram por reformas, e abrigam nas suas dependências o Instituto Profissional Nossa Sra da Lapa, em substituição ao antigo asilo.

Circula na cidade a lenda de que um Ururau, jacaré de papo amarelo, vivia em frente à Igreja espantando canoeiros e pescadores ? "um bicho papão", segundo os índios goytacazes que habitavam a região à época, no século XVIII. Conta-se que o animal ainda habita o local, escondido em um sino naufragado que seria levado para a igreja vindo de Portugal. Ainda segundo a lenda, o jacaré seria um jovem travestido no bicho, jogado no rio a mando do pai descontente com o romance entre sua filha e o jovem.


Serviço

Endereço: Curva da Lapa, s/n, Centro
Telefone: (22) 2722 2816

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações